domingo, 21 de agosto de 2011

Planejamento e estratégia são as regras do jogo para retenção de talentos

A Nestlé, gigante do mercado de alimentos, apresentou durante o CONARH suas estratégias para valorizar talentos internos. Ignácio Herrero, Global Head de RH da companhia, focou seu discurso no “People Planning” que a empresa desenvolveu. Uma estratégia bem desenhada, que é aplicada em todas as unidades.

Com relação às estratégias de RH, o “segredo” da Nestlé consiste no cumprimento de cinco pilares: identificação, valorização, definição, atração e retenção de talentos. “Saber identificar talentos é saber fazer o básico bem feito”, destaca Ignácio Herrero.

Na empresa, os gestores identificam quem são potenciais talentos locais e quais deles se encaixam no perfil global. O segundo passo é a valorização dessas pessoas. “Além da remuneração, é preciso haver um equilíbrio entre trabalho e vida, participação nos lucros e coaching”, destaca Herrero.

Para definir se um talento é local ou global são analisados fatores como capacidade de liderança, funcionalidade para os negócios, experiência e poder crítico. Já para atrair os profissionais que se destacam como globais e convencê-los a mudar de país, por exemplo, a Nestlé oferece benefícios tais como favorecer a carreira dos dependentes, oferecer segurança e estrutura, possibilidades de evolução no trabalho, entre outros.

Por fim, a estratégia para reter talentos é comunicar muito bem a oportunidade que se oferece e expor de maneira transparente a política da organização. Além de recompensas como programas de educação de líderes, oportunidades de graduação em universidades conceituadas, convívio com pessoas que passaram pelo mesmo processo e um mix de talentos locais e globais, que favorece o amadurecimento do mercado.

fonte: http://abrhnacional.org/

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