segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Confira os direitos que possuem os trabalhadores temporários

Da Redação do pe360graus.com
25/11/2010
http://pe360graus.globo.com/educacao/empregos-e-concursos/empregos/2010/11/25/NWS,524898,30,248,EDUCACAO,885-CONFIRA-DIREITOS-POSSUEM-TRABALHADORES-TEMPORARIOS.aspx

Quem é contratado temporariamente tem as mesmas garantias dos demais funcionários

No fim de ano, sempre surgem muitas oportunidades de trabalho temporário. Só o comércio, no Recife, vai empregar mais de 15 mil pessoas em novembro e dezembro. Infelizmente, muitos trabalhadores que conseguem essas vagas nem sempre sabem que direitos têm.

“A gente só esclarece as dúvidas em relação a horários, descontos. É tudo passado claramente porque o funcionário já chega bem preparado. Preparado por nós, inclusive”, contou a gerente de loja Débora da Conceição..

Os funcionários que conquistam uma vaga no mercado de trabalho nesta época de fim de ano veem nessa chance uma oportunidade preciosa para mostrar serviço e provar o valor profissional. Afinal, o desejo comum dos contratados temporariamente é ficar no quadro de empregados da loja.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego aproveita a época de vagas fartas para fazer um alerta: quem é contratado temporariamente tem as mesmas garantias dos demais funcionários.

“Tem que constar na Carteira de Trabalho, que garante os direitos fundamentos como salários, jornadas, horas-extras. Os mesmos direitos que têm o trabalhador do mesmo cargo dele. Adicionais de insalubridade, noturno e periculosidade... todos têm os mesmos direitos”, explicou a chefe do Setor de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Joseline Carneiro Leão (foto).

Mas existem algumas diferenças. Para demitir os trabalhadores temporários, não é preciso aviso prévio. Se você conseguiu alguma oportunidade e percebeu que a empresa não está seguindo o que diz a legislação, procure a Superintendência Regional do Trabalho, que fica na Avenida Agamenon Magalhães, n° 2000, no bairro do Espinheiro, no Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário