quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que é Cultura Organizacional ?

Por Rosana Freire
Psicóloga, Professora e Responsável pela Assessoria de Recursos Humanos do CIEE-PE

A Cultura Organizacional refere-se a um sistema complexo de crenças, valores, pressupostos, normas, símbolos, conhecimentos, significados e valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra. De acordo com as pesquisas, seriam sete as características básicas que em conjunto, captam a essência da cultura de uma organização, tais como:

1.A inovação e a ascensão de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos.

2.A atenção aos detalhes: trata-se do grau esperado de precisão, análise e atenção aos detalhes.

3.A orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em considerações o efeito dos resultados sobre as pessoas na organização.

4.A orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e os processos empregados para alcançá-los.

5.A orientação para a equipe: o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em função das equipes do que dos indivíduos.

6.A agressividade: o grau em que as pessoas, em vez de afáveis e acomodadas, são competitivas e agressivas.

7.A estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.


Cada característica existente vária de baixo ao alto grau. A avaliação fundamentada nas características acima mencionadas revela, portanto um quadro complexo da cultura organizacional, o qual sustenta o sentimento de compreensão compratilhada que os membros tem a respeito da organização, de como as coisas são feitas e de como eles devem se comportar.

A Cultura organizacional diz respeito à maneira pela qual os funcionários percebem as sete características apresentadas, e não ao fato de gostarem ou não delas. Esse ponto é importante, pois diferencia esse conceito daquele concernente à satisfação com o trabalho.

As pesquisas sobre satisfação com o trabalho procuram medir a resposta afetiva ao ambiente de trabalho, buscando verificar como o trabalhador se sente em relação às expectativas da organização, às práticas de recompensas, à forma de lidar com os conflitos e outros aspectos. Apesar de os dois termos apresentarem alguns pontos de intersecção, é preciso ter sempre em mente que o termo cultura organizacional é descritivo, enquanto a satisfação com o trabalho gira entorno do sentido de estabelecimento de juízo de valor.

A cultura organizacional representa uma percepção comum por parte dos membros da organização. Deve-se esperar, portanto, que indivíduos com histórias diferentes, em níveis diversos dentro da organização, descrevam a cultura organizacional em termos semelhantes. Entretanto, o reconhecimento possui propriedades comuns não significa que não pode haver subculturas na organização. Parte significativa da organização apresenta uma cultura dominante e diversos nichos de subculturas. A cultura dominante reflete a visão macro da cultura, expressa os valores essenciais e compartilhados de forma geral pelos membros daquela organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário