segunda-feira, 18 de outubro de 2010

RH e Qualidade de Vida no Trabalho


Por Paulo Erlich

Mestre em Gestão Empresarial, consultor em Gestão de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e líder do Comitê de Pernambuco da Associação Brasileira de Qualidade de Vida.
E-mail: perlich@luminaonline.com.br.

A área de Recursos Humanos luta pelo reconhecimento da sua importância para a estratégia corporativa. Não se trata de um capricho de profissionais em busca de autovalorização, mas de uma verdadeira e imperiosa necessidade de posicionar a área como peça fundamental de um processo em que é preciso criar valor e gerar resultados.

Nesse cenário, a Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PSQVT) se apresenta como um recurso perfeitamente adequado: inserida na política de investimentos no Capital Humano, atua diretamente sobre as necessidades e interesses das pessoas, beneficiando a elas e à organização. Assim, ao sugerir e alcançar a viabilização de um programa de Qualidade de Vida na empresa, a área de RH estará evidenciando um papel expressivo dentro dessa política e o caráter estratégico de sua função voltada para os negócios da corporação.

Propomos aqui algumas reflexões sobre esse contexto:

* Os colaboradores de uma organização podem ter conhecimentos, talentos e habilidades, podem receber o melhor treinamento, ter disponíveis os melhores equipamentos, máquinas e instalações, mas, sem Saúde e Qualidade de Vida, grande parte desse Capital Humano será improdutiva.
* Se uma empresa investe preventivamente para ter máquinas e equipamentos em pleno funcionamento, por que não pretenderá que seu pessoal esteja, sempre, o mais possível saudável e produtivo?
* Como se pode conseguir qualidade total em produtos e serviços sem que haja Qualidade de Vida no trabalho de quem os produz?
* Ao aderir à PSQVT, a empresa estará dando uma demonstração cabal de responsabilidade social interna. Muitas já possuem projetos sociais dirigidos a públicos específicos fora da empresa, mas quantas estão cuidando de fazer o “dever de casa”? Não seria importante começar por aí e assim conseguir que os colaboradores, uma vez mais motivados, sejam grandes parceiros nos projetos externos? Seria uma forma de trabalhar com eles a dimensão social da Saúde, no âmbito da Qualidade de Vida.
* Quando, há muitos anos se começava a falar sobre em certificações como as ISO, nas empresas brasileiras, quantas levaram imediatamente adiante a hipótese de implantar sistemas de qualidade e obter a certificação? Provavelmente poucas. Hoje a certificação é até mesmo uma exigência em muitas das relações de negócios e, cada vez mais, considerada uma necessidade pelas empresas. O caminho também está aberto às certificações relacionadas com gestão ambiental, gestão da responsabilidade social no trabalho e gestão da saúde e segurança no trabalho. Não parece fora de propósito prever que a gestão da Qualidade de Vida no Trabalho assumirá um status relevante na mentalidade e na prática empresarial?

Em síntese, a PSQVT agrega valor à empresa, porque:

* gera clima favorável a mudanças;
* otimiza a utilização do capital humano;
* atrai e retém talentos;
* cumpre função de responsabilidade social;
* contribui para fidelizar clientes;
* reduz custos, principalmente os de assistência médica;
* incrementa produtividade e os resultados empresariais.

E agrega valor para o gestor de RH, porque:

* revela capacidade de inovação e avanço;
* atribui-lhe novos e decisivos papéis;
* desperta novas perspectivas para a área;
* gera respeito e credibilidade;
* vincula-o aos resultados da corporação;
* insere-o na estratégia empresarial.

Diante isso, fica evidente que a PSQVT constitui um poderosíssimo instrumento de transformação e valorização do papel da área de Recursos Humanos no ambiente corporativo. Dos profissionais nela envolvidos se espera o entendimento da importância dessa ferramenta, a disseminação e discussão dos conceitos entre seus pares e a iniciativa de estimular o centro de poder das empresas a implantar programas dessa natureza. É um longo caminho, que a cada passo exige coragem, atitudes, comprometimento e persistência. Por isso, é preciso começar a agir imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário