quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Projeto Integração Institucional

Por Rosana Freire
Psicóloga, Professora e Responsável pela Assessoria de Recursos Humanos do CIEE-PE

APRESENTAÇÃO
A Integração Institucional é um projeto que servirá de porta de entrada para os novos colaboradores e para ampliar o seu conceito e entendimento do funcionamento da Instituição, antes mesmo de sua atuação.

OBJETIVO
Objetiva recepcionar os novos colaboradores que ingressam na empresa, facilitando sua adaptação, entendimento quanto ao funcionamento, filosofia da organização.

METODOLOGIA
A integração ocorrerá em três etapas, que são:
1º Etapa – explanação sobre a empresa, através de slides, apresentado a missão, os valores, objetivos, seus projetos e programas de desenvolvimento nas áreas.
2º Etapa – leitura dos documentos institucionais, que são: o Estatuto, Relatório de Atividades do ano que passou, o Planejamento Estratégico, Resoluções, regras internas, etc.
3º Etapa – visita nas áreas com uma duração máxima de 2h, previamente agendada e comunicada por e-mail.

PROCEDIMENTOS
1. A Assessoria de RH deverá ser informada pelos departamentos sobre a chegada do novo colaborador, que comunicará por e-mail o agendamento da integração do mesmo.

2. No dia da integração, o novo colaborador deverá comparecer à Assessoria de RH para que seja realizado o treinamento.

3. Ao final do treinamento, o colaborador receberá documentos institucionais para leitura e conhecimento. Recebendo também a agenda de visita às áreas, com as devidas orientações sobre o preenchimento do formulário de visita.

4. Após realizar a leitura dos documentos, o colaborador será conduzido para conhecer as instalações da empresa. Depois, será levado ao Departamento Pessoal para o encaminhamento dos procedimentos administrativos, tipo recebimento do VEM, Ticket, carteira do plano de saúde, etc.

5. O novo colaborador fará o rodízio nas áreas, no máximo de cinco dias, seguindo a orientação da agenda, cabendo um integrante da área recebê-lo.

6. Ao concluir a integração, o colaborador deverá preencher uma avaliação e apresentar o formulário de visitas preenchido;

7. No término do processo adotado para a integração do novo colaborador, a área de vínculo deste ficará responsável pela continuidade de sua adaptação na empresa.

8. Após 3 (três ) meses aplica-se um questionário de acompanhamento de sua integração, sendo preenchido pelo funcionário e outro pelo gestor.

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