sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Gestão deve focar pessoas, diz consultor


Erich Vallim Vicente

Tribuna - Piracicaba - São Pedro - Rio das Pedras
http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=7000

No encerramento do 7º Congresso Empresarial, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), o consultor Waldez Luiz Ludwig disse que as mudanças brutais na administração das empresas colocaram a necessidade de focar a gestão das organizações nas pessoas. “Aconteceu o contrário do que se imaginava”, disse ele durante a palestra ‘A gestão das organizações na atual economia’. Ele cita que, no inicio da computação, imaginava-se a máquina no lugar do funcionário, mas não é essa a tendência moderna. “Antes, a administração envolvia finanças, recurso material e seres humanos. Hoje, são basicamente seres humanos, seres humanos e seres humanos”, defende Ludwig.

Ao apresentar o panorama atual da forma de contratações nas grandes empresas, Ludwig lembra que as contratações são baseadas no estímulo do talento. “Não existe mais a ideia de treinar as fraquezas, mas sim de estimular as vocações”, aponta o consultor. Para ele, esta conjuntura estabelece o desafio maior da educação, já que o desemprego se concentra basicamente em pessoas com formação até a 4a série. “Quem está desempregado atualmente é a mão-de-obra, a pessoa que só trabalha com a mão”, diz Ludwig. Como a competição no mercado se dá pela inovação, ele entende que as criações só se conquistam com bons profissionais. “Inovação é sinônimo de seres humanos”, aponta.

Outro aspecto apresentado por Waldez Luiz Ludwig é a necessidade da liderança. “Líder é aquela pessoa que sabe realizar sonhos”, destaca. Ele aponta três atividades fundamentais de quem lidera uma equipe. A primeira, e mais fácil, é a gestão da equipe. As outras, na visão dele mais difíceis, são o líder tornar-se um educador e um transformador. “A primeira você consegue em qualquer escola, agora, os outros dois aspectos são mais complicados”, finaliza.

O segundo – e último – dia do 7o Congresso Empresarial foi marcado por rodada de negócios que envolveu 77 empresas, entre as âncoras e fornecedores locais. De acordo com os números oficiais do evento, passaram pelas atividades do congresso (workshops, palestras e rodadas de negócios) 1.740 pessoas, “sem contar as visitas”, disse o presidente da Acipi, Jorge Aversa Júnior. Na avaliação dos organizadores, o objetivo foi alcançado. “Criar esse burburinho, onde os participantes comentam os temas aqui apresentados, era o nosso objetivo e ele foi alcançado”.

ALFREDO ROCHA – Ontem pela manhã, o palestrante Alfredo Rocha ministrou palestra na Acipi para cerca de 280 profissionais das Polícias Militar, Civil, Rodoviária e Florestal, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, agentes do CDP e agentes de trânsito. O seminário “Motivando todos para a qualidade” tratou sobre como buscar a melhor motivação para trabalhar e viver com qualidade, abordando temas relacionados às mudanças no mundo moderno. Segundo ele, o negativismo é um grande desmotivador. “A violência no mundo sempre existiu, não é novidade, mas, quando saímos do trabalho e vamos para casa, precisamos mudar o foco sem, por exemplo, procurar ver tragédias na TV”, exemplificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário