sexta-feira, 17 de julho de 2009

RH Estratégico

Este é o termo mais utilizado no momento entre os profissionais da área. Mas, o que é um RH estratégico?

Nos dicionários da língua portuguesa a palavra estratégia aparece como uma ação planejada para o alcance de resultados.


Partindo desta visão, entende-se que ao emitir uma ação se ela for planejada, controlada, as correções necessárias forem realizadas e o contexto inserido for considerado, esta atitude estará sendo estratégica.


Então, quando referido que a área de Recursos Humanos precisa atuar de forma estratégica estamos dizendo, nada mais, que as ações da área não podem ser isoladas, sem considerar o contexto em que a organização encontra-se, sua posição econômica, ramo de atividade, mercado, cultura e clima da organização, entre outros aspectos.


A área de Recursos Humanos precisa participar de forma íntegra na organização, estando presente no processo decisório, juntamente com a administração da empresa, no que diz respeito ao delineamento dos objetivos, metas, políticas internas (normas) e o planejamento estratégico da organização. E, sendo assim, suas ações estarão compatíveis ao direcionamento do negócio da empresa.


Portanto, a seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento, endomarketing, plano de cargos, carreiras e salários, pesquisa salarial, plano de incentivo e reconhecimento, estarão sendo realizados considerando a estrutura organizacional.

Esta postura da área de Rh possibilitará o seguinte:

1. A identificação das oportunidades (fatores externos que são positivos ao alcance do objetivo) e ameaças (fatores externos que são negativos e/ou impeditivos ao alcance do objetivo) que possam surgir no meio ambiente;


2. Assegurar a necessária preparação às mudanças identificadas no meio ambiente;


3. Melhorar a exploração dos pontos fortes e oportunidades e a neutralização dos pontos fracos e ameaças à empresa;


4. Visualizar os problemas internos/externos e prioridades de solução, dando flexibilidade necessária aos esforços empreendidos pela empresa frente às variações do meio.


5. Canalizar esforço para ações de maiores resultados.

Uma das ferramentas que contribuem muito para a área de RH agir estrategicamente é a pesquisa de clima quando existe abertura na organização de implementar as ações de melhorias diagnósticadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário