segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Papel do RH

Diante da acirrada competitividade, do avanço tecnológico e de novos paradigmas que incidem sobre o atual mercado de trabalho, as organizações passaram a sofrer exigências que atualmente as conduzem a reestruturar-se em várias frentes, pois o mercado vem mudando de forma acelerada, os lucros passaram a ser equacionados pelo valor de um bom serviço prestado aos clientes, e para tanto, a mão-de-obra passou a ser exigida pela qualificação e competência, no intuito de se atingir a excelência tão almejada.

Desse modo, observa-se o direcionamento desenfreado da produtividade como mecanismo de satisfação aos desejos utilitaristas, levando talvez, de forma "inconsciente" às pessoas ao individualismo massacrante em busca tão esperada produção.

Com base na caracterização de tal conjuntura, os modelos de gestão tiveram de modificar sua forma, focalizando-se unicamente na busca do desenvolvimento não só profissional, mas também pessoal do indivíduo, intervindo na criação humana "robótica" da produtividade que passou a provocar distanciamento entre as relações de trabalho e um instigante impasse na comunicação humana. Ao invés de se gerar resultados inovadores, acabara pondo em detrimento a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela organização.

Em meio a tantas mudanças, administrar pessoas tornou-se um desafio além de grande, constante para as organizações driblar as inúmeras variáveis que podem interferir no seu principal elemento de trabalho: o homem como totalidade e competência.

Considerando este contexto, a área de RH defronta-se com a necessidade de mudança de atuação, tendo que desempenhar um papel mais estratégico na organização, alinhando de forma sistêmica as ações de suporte ao negócio da organização, identificando e dimensionando alternativas de solução para o alcance dos objetivos e das metas organizacionais.

Pode-se definir que o papel da área de Recursos Humanos é de atuar numa linha de staff, consultoria interna na organização.

Agora! Será que estamos conseguindo atuar desta forma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário