quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cuidado com exageros é chave para evitar gafes em eventos da empresa


O final de ano está chegando e, com ele, o fantasma das festas de empresa. Todo mundo conhece alguma história de comemoração empresarial. Tem aquele colega que bebe demais, a amiga que usa trajes inadequados, o diretor que leva os três filhos barulhentos sem que eles tenham sido convidados… São diversas as situações.

À primeira vista esses casos podem parecer divertidos, mas, se olharmos com atenção, as pessoas que protagonizam algum tipo de confusão em festas da empresa tornam-se alvo de conversas e fofocas durante um bom tempo (na melhor das hipóteses, até que a próxima festa aconteça). Isso quando o incidente não torna proporções maiores e termina em demissão.

De acordo com os especialistas em etiqueta empresarial consultados pelo Blog da ABRH-Nacional, o segredo para se portar corretamente nesses ambientes é entender que as festas de trabalho são uma extensão da empresa, ou seja, ali o funcionário ainda é visto como colaborador. Seja discreto e evite os excessos, em geral. Algumas outras dicas:

- Amigo secreto, a grande causa de intrigas

O amigo secreto é a brincadeira mais tradicional das confraternizações empresariais, mas é, de longe, a que mais provoca polêmicas. Definitivamente, não é fácil escolher algo para alguém que, muitas vezes, não conhecemos na vida pessoal. Escolha presentes pouco exóticos e tome cuidado com aqueles muito íntimos (pijamas e lingerie, por exemplo. Fuja!). Se você não gostar do que ganhou, fale com educação com o seu amigo secreto e pergunte se há opção de troca. Não seja grosseiro e, mais importante, não fale mal do colega pelos corredores da firma. Não é de bom tom.

- Sinta-se a vontade, mas não muito

Esta sugestão é muito importante. Mesmo funcionários que trabalham há anos na mesma empresa devem ficar atentos ao comportamento durante a festa da empresa. Cuidado com a bebida e com as coreografias de dança. É claro que você pode beber aquela taça de vinho ou um chopp sem problemas. E dançar é bom e super saudável. Mas o exagero é sempre prejudicial. No caso das bebidas, intercale o álcool com copos de água, para hidratar. Sempre funciona. Sobre as danças, fique de olho na reação dos colegas e se pergunte: será que estou chamando atenção demais? Se a resposta for sim, preste atenção.

- Nada de convidar a família inteira para o evento

Veja bem, se é uma festa de empresa, por que levar acompanhantes? A não ser que seja permitido, levar namorado (a), marido (a) para a festa é deselegante. Além disso, é necessário pensar que o acompanhante é responsabilidade do funcionário. Ou seja, além de ficar de olho em seu comportamento, é preciso cuidar do outro.

- Dress code de balada ou roupa formal? Fique com o meio termo

Como já dizia a conceituada consultora de estilo Glória Khalil, festa de empresa é local de trabalho, e ninguém vai para o serviço vestido inadequadamente, não é mesmo? Nada de regatas, shorts, decotes, saltos altíssimos e chinelo (mesmo se for um churrasco. Nesses casos, use tênis). Aposte em roupas informais.

http://abrhnacional.org/2011/11/24/cuidado-com-exageros-e-chave-para-evitar-gafes-em-eventos-da-empresa/

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