terça-feira, 19 de abril de 2011
Entrevista com ABRH de Pernambuco
Entendendo que a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Pernambuco (ABRH-PE) é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, fundada em Setembro de 1969, que visa a excelência na promoção do desenvolvimento, socialização e valorização das pessoas e organizações, o RH em Prática que objetiva divulgar assuntos pertinentes á área de Recursos Humanos tem a honra de entrevistar a Presidente da entidade, Cibelli Pinheiro, para maior compreensão do papel da ABRH – PE.
RH em Prática – Cibelli Pinheiro, qual o papel efetivo da ABRH-PE?
Cibelli Pinheiro – É fundamental a participação de todo profissional em sua associação de classe, quer seja, para fortalecer relacionamentos com outros profissionais da área, ou para buscar seu desenvolvimento como profissional. A missão da ABRH-PE é disseminar o conhecimento no mundo do trabalho, portanto, além de representar os profissionais de RH da região, a instituição tem como dever contribuir com o desenvolvimento das pessoas e organizações no que se refere à gestão de pessoas. Para tanto, promove ações, como cursos, eventos, grupos de estudos, oficinas, dentre outros, dentro de uma visão ampla (mundial) e moderna (práticas atuais), objetivando apoiar este profissional na sua carreira e trabalho.
RH em Prática – O que é preciso para fazer parte da ABRH-PE?
Cibelli Pinheiro – Faço minhas as palavras de um colega da ABRH-RJ (Almiro) - "Participar de uma associação de classe é muito mais do que fazer um cálculo de retorno de investimento: verificar o custo da anuidade (que, aliás, é bem acessível) versus o custo de algum evento de interesse para o profissional da área. Esta seria uma visão meramente mercantilista e estreita. Participar de uma associação é abrir um importante canal de aprendizado; é conhecer importantes profissionais de sua área de atuação, que dificilmente seriam conhecidos de outra forma. É também contribuir e doar para a sua profissão um pouco daquilo que se recebe". Portanto, para associar-se, existe uma anuidade a ser paga nas categorias Pessoa Física, Jurídica e Estudante, mas para fazer parte da ABRH-PE, é muito mais do que isso, é participar efetivamente das ações, trazer ideias, ajudar na construção e execução, enfim, é de fato, doar-se para o fortalecimento da sua profissão.
RH em Prática – Quem pode ser sócio da ABRH-PE? E quais os benefícios?
Cibelli Pinheiro – Qualquer profissional que lida diretamente com pessoas. Na própria direção da ABRH temos profissionais com formação das diferentes áreas como assistente social, engenheiro, administrador, psicólogo, entre outras, eu mesma sou um exemplo disso, formada em Comunicação Social. São inúmeros os benefícios relacionados para quem se associa a instituição, mas posso dizer que o maior deles é o aprendizado, tendo dito que o valor de fazer parte do Sistema Nacional ABRH é muito maior do que um curso de pós-graduação, tamanho o conhecimento técnico e pessoal adquiridos. Como vantagens cito algumas:
Acesso garantido a um espaço de aprimoramento profissional e amplo networking nos eventos do Sistema Nacional ABRH; Possibilidade de fortalecer o relacionamento com os gestores de RH; Atualização constante de informações sobre as ações e eventos de RH no Brasil; 40% de desconto no CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (SP); Gratuidade nos Pontos de Encontros da ABRH-PE; Acesso a diferentes produtos e serviços com valores diferenciados (descontos), como cursos, palestras, treinamentos, pós-graduações e eventos, incluindo o Congresso sobre Gestão de Pessoas em Pernambuco; Acesso ao acervo da biblioteca na sede da ABRH-PE; Assinatura gratuita da Revista Melhor (exceto estudantes); Espaço para notas e artigos de interesse da comunidade de RH na coluna semanal do Jornal do Commercio (Empregos e Oportunidades), dentre outros.
RH em Prática – Como a ABRH-PE se mantém?
Cibelli Pinheiro – A base estratégica da ABRH é REPRESENTATIVIDADE, ASSOCIATIVIDADE E SUSTENTABILIDADE. Todo recurso financeiro da ABRH é proveniente deste eixo, ou seja, das parcerias firmadas com organizações que são representativas no nosso estado; das associações dos profissionais e das ações que realizamos para obtermos a sustentabilidade (eventos, cursos e outros). Temos uma sede própria toda equipada e uma funcionária que conduz a operação diária da ABRH, além do forte trabalho da diretoria executiva e conselhos que atuam voluntariamente na construção destes projetos para captação de recursos.
RH em Prática – Quais as ações programadas para o ano de 2011?
Cibelli Pinheiro – Realizaremos Pontos de Encontros mensais com temas atuais e de interesse da área; Oficinas de RH que tem como objetivo apoiar os RHs na prática de alguns subsistemas, O Fórum de Gestão Pública que já ocorreu este mês com debates de alto nível entre gestores do setor público, a 1ª edição do Great Place to Work, onde conheceremos as melhores empresas para trabalhar em Pernambuco; O Fórum dos Presidentes previsto para junho, o ABRH na Praça, ação de responsabilidade social que acontecerá no dia 02 de setembro, a 5ª edição do Prêmio Ser Humano, que é um reconhecimento pelas excelentes práticas de gestão de pessoas da região e, finalmente o nosso congresso de gestão de pessoas (CONGEPE), que acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro no centro de Convenções com a participação de palestrantes renomados. Além destas ações, programamos também para o 2o semestre o lançamento das Melhores empresas para Estagiar em parceria com o CIEE. Este ano um projeto novo chamado ABRH na Universidade está se estruturando, pois queremos dar mais apoio aos estudantes, orientando e preparado-os para o mercado.
RH em Prática – Onde fica a ABRH-PE e os meios de comunicação para contato?
Cibelli Pinheiro – A ABRH funciona no Empresarial Burle Marx, localizado na Av. Agamenon Magalhães, 2615 sala 104 - Boa Vista (esquina com a Av. João de Barros). Para quem deseja entrar em contato, o telefone é: 81.3221.8814 e e-mail: abrhpe@abrhpe.com.br. Estamos em processo de reestruturação do nosso site e criando espaços nas mídias sociais, e em breve divulgaremos outros meios de comunicação para nos aproximarmos dos nossos associados.
RH em Prática – Para finalizar, como você percebe a recepção dos profissionais, dos estudantes, das empresas e da sociedade em termo geral em relação à ABRH-PE
Cibelli Pinheiro – A marca ABRH tem muita força no mercado, é conhecida mundialmente, muito respeitada e bem recepcionada por profissionais, estudantes e organizações. Os profissionais e organizações que estão buscando uma melhoria na sua gestão, certamente, recebe e interaje muito bem com a ABRH, e ambos vêm usufruindo desta relação. Qto aos estudantes, como é uma categoria recém criada e iniciando um trabalho, a relação está apenas começando , mesmo assim somos bastante procurados por grupos de estudantes para palestras, eventos, apoio em pesquisas, e outros. Sei que temos um longo caminho a trilhar, muito ainda precisa ser feito, mas como disse no início da entrevista, não depende da presidente, da diretoria ou conselho, mas de todos que fazem parte da ABRH, dos profissionais que desejam o fortalecimento da sua profissão. Aproveito, então, para convidar a todos, não apenas a se associarem, mas a doarem parte do seu tempo para esta construção!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acredito que a associação é a forma mais forte de fazer networking e de garantir nossos interesses enquanto classe, que bom que temos a ABRH ainda enquanto estudantes e também um outro canal que será o I Encontro de Estudantes de PE onde estaremos no encontrando para nos conhecermos e construirmos mais conhecimento.
ResponderExcluirParabéns pela entrevista. Gostei tanto que levei para o blog dos Estudantes de RH.
Abraço