segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é Endomarketing?


Palavra endomaketing tem sua origem grega, onde Éndon quer dizer movimento para dentro ou posição interior e Marketing se define como imagem, necessidade, desejo, venda. Entendendo-se que da junção das palavras surge o marketing interno, voltado para dentro da organização; uma ação diretamente focada ao seu público interno que são os funcionários e/ou colaboradores.

O endomarketing ou marketing interno forma um conjunto de ações utilizada pela empresa adequadamente, para “vender” a sua imagem aos funcionários, objetivando ainda, tornar comum, entre todos da mesma organização os objetivos, metas e resultados, conferindo assim , ênfase aos processos de comunicação interna.

A aplicação do mecanismo de endomarketing para estudiosos como Kotler (1994) e Brum (2000), é a criação de um gerenciamento estratégico e contínuo da comunicação, sintonizando e sincronizando o clima interno, implantando e operacionalizando o marketing interno, o qual reflete à ação de mercado.

O Endomarketing passa a ser uma ferramenta estratégica que atua no clima organizacional, objetivando facilitar a troca da construção de relacionamentos internos saudáveis, através do compartilhar dos objetivos da empresa, integrando, comprometendo o público interno e disseminando as necessidades de resultados eficazes e eficientes para o sucesso da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário