terça-feira, 9 de setembro de 2014

O novo RH e as tecnologias online

O novo papel do profissional de recursos humanos foi tema de grandes palestras no Conarh 2014. Fato é que com a chegada da tecnologia nesse departamento, as rotinas passaram por grandes mudanças. Milton Beck, diretor de vendas do LinkedIn, falou da importância de investir em uma marca empregadora para a atração de novos talentos. O executivo explicou que as ferramentas online, como o próprio LinkedIn, mudaram a maneira de selecionar já que os profissionais passivos, que antes não eram vistos pelos recrutadores, hoje podem ser atraídos pelas vagas existentes em uma empresa, caso esta saiba se mostrar de forma a fazer com que o profissional se interesse em trabalhar nela.

RH proativo e estratégico
Além disso, o especialista afirmou que as análises e cruzamentos de dados que se pode fazer ajuda que o RH tome a frente das decisões e discussões na empresa e passe a se basear em dados ao tratar assuntos relevantes para a organização, como a abertura de uma nova filial, por exemplo. "O RH pode ser proativo e estratégico na atração de talentos e desenvolver uma marca influente, impactando funcionários e candidatos", diz Beck.

Senso de empreendedorismo
Essa mudança que acontece no recrutamento e seleção também ocorre em outros segmentos como o da remuneração. Segundo Guilherme Cavalieri, diretor de RH da Serasa Experian, que falou sobre Tendência em Remuneração no Conarh, a forma de remunerar pessoas mudou. O RH deve pensar em longo prazo, e as iniciativas nesse campo devem mudar. Ele vê como mudança, o senso de pertencimento dos profissionais, que precisam sentir que pertencem a empresa e serem recompensadas por isso. "O conceito de empreendedorismo traz isso, que é quase que transformar o funcionário em sócio da empresa. Isso é possível através de um plano de remuneração de longo prazo, concessão de ações etc.", diz ele.

Novos modelos mentais e preparação de novos cenários
Todas essas transformações marcam o próprio perfil do profissional de recursos humanos que, para Vicente Picarelli, consultor e membro da organização do Congresso, passa a trabalhar com novos modelos mentais. Nesse sentido, o profissional de RH passará a trabalhar cada vez mais com análise de dados e a partir do entendimento e preparação de novos contextos e cenários.

De RH para Capital Humano
A própria atividade de gestão de pessoas reconhece a amplitude e a importância estratégica da sua ação com as demais áreas da empresa. Vem se utilizando o termo capital humano como um conjunto de capacidades, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico.
Com a equipe  da redação do SalarioBr.

Fonte: http://www.bemparana.com.br/noticia/346332/o-novo-rh-e-as-tecnologias-online