segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O que você deve compartilhar com o RH

Adotando a postura correta, o profissional pode compartilhar problemas pessoais e de saúde e até o desejo de dar um novo rumo à sua carreira.São Paulo – Qual a sua relação com o setor de recursos humanos da sua empresa? Há assuntos que um profissional não deve guardar somente para si, pois ao compartilhar você estará contribuindo na melhoria da comunicação da sua empresa e da sua rotina de trabalho.

Os especialistas em recursos humanos afirmam que antes de conversar com o setor, o ideal é tentar a aproximação com o seu superior direto. Não tem abertura? Então o RH pode ser sim, um caminho para compartilhar determinados assuntos.

Segundo especialistas, primeiramente é preciso identificar como é a cultura da empresa, o nível de abertura e como é a relação com o seu gestor. O diretor de RH da Dell, Paulo Amorim, enfatiza que há empresas com valores que permitem que um funcionário fale de uma proposta que ele recebeu de outra empresa para o seu chefe, por exemplo.

“Vivemos um pensamento tradicional para tratar de assuntos pessoais ou problemas no trabalho há mais de 40 anos. Somente de uns sete anos para cá, o cenário tem mudado”, afirma Amorim. “As pessoas olham para o RH como se fosse o muro das lamentações. Se o profissional não demonstrar maturidade ao levar o assunto, não é o tema que importa e sim a maneira como é levada”, explica Cíntia Peres, superintende de RH Ideal Invest.

Amorim ressalta, “não existe assunto irrelevante desde que possa impactar na sua carreira”. Confira abaixo alguns assuntos que muitas vezes o profissional prefere guardar para si, mas que, dependendo da cultura da empresa, podem ser compartilhados com a área de pessoas.

Plano de Carreira

Iniciou uma pós em uma área diferente da sua de atuação ou está pensando em mudar de área dentro da empresa? Compartilhe o novo rumo que você quer dar à sua carreira. “O profissional tem que compartilhar o seu desejo de mudança de carreira, pois dessa maneira ele será lembrado caso haja algum remanejamento”, afirma Analu Oliveira, analista de RH.

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-que-voce-deve-compartilhar-com-o-rh?page=1&slug_name=o-que-voce-deve-compartilhar-com-o-rh&utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

sábado, 27 de agosto de 2011

O RH em Prática participa do Portal Recursos Humanos IQ

O RH em Prática tem o prazer de participar do Portal Recursos Humanos IQ ( http://www.recursoshumanosiq.com.br/) que proporciona a troca de informações com outros profissionais, facilitando o encontro virtual do saber.

O que é o Portal Recursos Humanos IQ?

Permite que você encontre com os seus colegas um método, uma solução, uma prática comprovada que resolva os seus problemas específicos quando você precisar que ele seja resolvido. Nós oferecemos um fluxo constante de front-line onde o conteúdo é oportuno, prático e validado por profissionais.

Ao se tornar membro dos Recursos Humanos IQ, você receberá acesso gratuito a recursos que irão mantê-lo na primeira linha da mudança da indústria. Você receberá também acesso a nossa biblioteca multimídia e apresentações de líderes da indústria, um e-mail irá atualizá-lo quando novo conteúdo for adicionado, e membros especiais ganham descontos em eventos.

O Portal Recursos Humanos IQ e o IQPC fornecem conferências educacionais, cursos de formação e exposições para os executivos de RH para lidarem e aprenderem as mais recentes tendências de RH que ocorrem nas organizações de hoje. O Recursos Humanos IQ se concentra em criar uma experiência interativa com visão prática, objetiva e moderna com profissionais de RH de liderança. Os eventos anuais incluem: Educação Corporativa, Expatriados, Estratégias em EAD –e-Learning, Gestão de Lideranças, Gestão de Talentos, Gestão da Diversidade, entre outros. (Texto extraído do próprio Portal Recursos Humanos IQ


Linkhttp://www.recursoshumanosiq.com.br/

‘Liderar é dividir a autoridade com todos na empresa’, afirma Dave Ulrich

Por Rafael Farias Teixeira

Para o especialista em recursos humanos, muitos empreendedores não conseguem mostrar como os funcionários podem ser responsáveis pelo crescimento do negócio

Qual o maior desafio no setor de recursos humanos atualmente? Para o americano Dave Ulrich, professor da Ross School of Business, da Universidade de Michigan, e especialista em RH, é preciso se preocupar com a criação de significado e valor para o trabalho dos colaboradores. “Isso deve ser feito em todos os níveis hierárquicos”, afirma. Outro fator importante é como o empreendedor divide seu poder de líder com a sua equipe. Com mais de 100 artigos e 15 livros publicados sobre o assunto, Ulrich veio ao Brasil a convite da HSM Educação e conversou com o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Qual o cenário atual da área de recursos humanos? Quais são os maiores desafios em gestão de pessoas?
O maior desafio é gerar valor. Isso começa com quem está fora da empresa – consumidores, investidores e comunidades. Na medida em que se preocupa com esses públicos, o funcionário também cria valor. É um processo de fora para dentro. Internamente, o desafio é administrar três aspectos. O primeiro é o talento: as habilidades de cada funcionário devem estar adequadas ao cargo que ele ocupa. O segundo é a cultura da própria empresa, que deve estar aberta à criação desses valores. E, por último, é preciso trabalhar as habilidades de liderança desses colaboradores, tanto para o presente quanto para o futuro.

Há diferenças na criação desses valores para níveis hierárquicos mais altos ou baixos?
Descobrimos que pessoas em qualquer nível precisam de três coisas. A primeira é a confiança para realizar seu trabalho. As pessoas com cargos altos irão querer essa confiança para moldar estratégias para o futuro, enquanto as de cargos na base, para execução e resultados mais imediatos. Segundo, eles precisam estar comprometidos a realizar suas funções e dispostos a trabalhar duro. Por último, eles precisam ter uma sensação de contribuição. Para alguém no topo, isso pode ser o sentimento de que seu trabalho está modificando o seu mercado. Já para alguém na base, pode ser a sensação de que seu trabalho está desenvolvendo habilidades importantes e de que ele está fazendo parte de algo maior.

Há alguma prática em recursos humanos que o senhor considere datada ou ineficiente?
Isso pode soar um tanto polêmico, mas é muito difícil comprar o coração de uma pessoa. Ou seja, compensações monetárias, apesar de necessárias, dificilmente levam à criação de significado para o trabalho do funcionário.

O empreendedor do nosso blog O Primeiro Ano da Minha Empresa está tendo dificuldades para estimular a sensação de unidade entre seus funcionários. Como fazer isso?
Uma tentação de muitos empreendedores, por terem começado o negócio sozinhos, é continuar fazendo todo o trabalho de maneira solitária. A melhor evolução disso é conseguir realizar o trabalho, mesmo que o dono não tenha que fazer tudo pessoalmente. A função dele é engajar os outros, envolvê-los para que transformem todas essas tarefas em realidade. Mostrar o que eles podem contribuir para o crescimento da empresa. E muitos desses empreendedores não têm a capacidade de compartilhar essa liderança. No fim, ser líder é dividir a autoridade com todos os membros da empresa. Muitos empreendedores não conseguem fazer bem essa transição.

Fonte:
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI258642-17180,00-LIDERAR+E+DIVIDIR+A+AUTORIDADE+COM+TODOS+NA+EMPRESA+AFIRMA+DAVE+ULRICH.html


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Melhores Empresas para Tabalhar em Pernambuco

A entrega do prêmio Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco em 2011, promovido pelo instituto Great Place to Work, em parceria com Jornal do Commercio e com a Associação Brasileira de Recursos Humanos – seccional Pernambuco (ABRH-PE), na noite desta terça-feira (23), foi marcada pela comemoração de funcionários e diretores das 15 empresas vencedoras. O evento aconteceu no JCPM Trade Center e contou com a presença de diversos nomes da cena empresarial pernambucana.

Os grandes destaques da noite foram a Associação Brasil América (ABA), que ficou com o primeiro lugar, seguido da McDonald's – franquia Pernambuco, Spice Gourmet, Rexam BCSA Recife e Siqueira Castro Advogados. As empresas Acripel, Ampla Comunicação, Shineray, CIEE, Coca-cola Guararapes, Dislub, IPAS - Upa Imbiribeira, Italiana Automóveis, Pitang Consultoria e Projetec também tiveram seus modelos de gestão reconhecidos.

No total, 60 empresas se inscreveram para participar do processo seletivo realizado pela Great Place to Work, consultoria que está presente em 46 países. A pesquisa, iniciada em fevereiro, tem como fonte os próprios funcionários das empresas, que respondem de forma voluntária e anônima a um questionário sobre o ambiente de trabalho. Além disso, os avaliadores analisam a gestão da empresa, identificando as suas melhores práticas e benefícios para a excelência do ambiente de trabalho.

"As organizações foram avaliadas de acordo com o padrão internacional. Utilizamos os mesmos critérios que usamos no mundo inteiro. O resultado foi surpreendente. Verificamos que muitas empresas do Estado estão abertas para ouvir os seus funcionários e desenvolvem boas práticas no ambiente de trabalho", afirmou o representante do Great Place To Work no Brasil, Ruy Shiozawa.

O conselheiro do Jornal do Commercio, Eduardo Lemos, destacou que o prêmio incentiva as empresas a obter melhores resultados e, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento do Estado. "Pernambuco está em um momento de transformação econômica e essas mudanças refletem diretamente do mundo corporativo. Hoje, além de implantar novas tecnologias, as empresas devem se preocupar em proporcionar um bom ambiente de trabalho, gerando melhores resultados", afirmou.

O empresário Francisco Gomes, da Associação Brasil América (ABA), comemorou o primeiro lugar no prêmio. "Divido esta alegria com todos os nossos funcionários, que ajudam a construir a ABA. Embora não estejamos entre as empresas mais numerosas, nos destacamos na maneira humanística de trabalhar a educação de línguas no Estado".

O representante da McDonald´s – franquia Pernambuco, Mário Jorge da Rocha, também fez questão de ressaltar a grande satisfação em receber o reconhecimento. "O prêmio é a concretização do nosso trabalho. No ano passado, ficamos entre as 30 empresas no ranking nacional do Great Place to Work, ocupando a 16ª posição. Hoje, o segundo lugar no prêmio estadual mostra que continuamos no caminho certo".

Resultado do prêmio em 2011:

1º - Associação Brasil América (ABA)
2º - McDonald´s – franquia Pernambuco
3º - Spice Gourmet
4º - Rexam BCSA Recife
5º - Siqueira Castro Advogados

Também foram reconhecidas as empresas Acripel, Ampla Comunicação, Shineray, CIEE, Coca-cola Guararapes, Dislub, IPAS - Upa Imbiribeira, Italiana Automóveis, Pitang Consultoria e Projetec.

Fonte: http://m.ne10.com.br/canal/cotidiano/noticia/?t=ca&a=2011&m=08&d=23&id=292571


domingo, 21 de agosto de 2011

Planejamento e estratégia são as regras do jogo para retenção de talentos

A Nestlé, gigante do mercado de alimentos, apresentou durante o CONARH suas estratégias para valorizar talentos internos. Ignácio Herrero, Global Head de RH da companhia, focou seu discurso no “People Planning” que a empresa desenvolveu. Uma estratégia bem desenhada, que é aplicada em todas as unidades.

Com relação às estratégias de RH, o “segredo” da Nestlé consiste no cumprimento de cinco pilares: identificação, valorização, definição, atração e retenção de talentos. “Saber identificar talentos é saber fazer o básico bem feito”, destaca Ignácio Herrero.

Na empresa, os gestores identificam quem são potenciais talentos locais e quais deles se encaixam no perfil global. O segundo passo é a valorização dessas pessoas. “Além da remuneração, é preciso haver um equilíbrio entre trabalho e vida, participação nos lucros e coaching”, destaca Herrero.

Para definir se um talento é local ou global são analisados fatores como capacidade de liderança, funcionalidade para os negócios, experiência e poder crítico. Já para atrair os profissionais que se destacam como globais e convencê-los a mudar de país, por exemplo, a Nestlé oferece benefícios tais como favorecer a carreira dos dependentes, oferecer segurança e estrutura, possibilidades de evolução no trabalho, entre outros.

Por fim, a estratégia para reter talentos é comunicar muito bem a oportunidade que se oferece e expor de maneira transparente a política da organização. Além de recompensas como programas de educação de líderes, oportunidades de graduação em universidades conceituadas, convívio com pessoas que passaram pelo mesmo processo e um mix de talentos locais e globais, que favorece o amadurecimento do mercado.

fonte: http://abrhnacional.org/

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pesquisa revela expectativas do profissional de RH para o futuro

Durante o CONARH, Eugenio Mussak, diretor de pesquisas da ABRH, e César Souza, diretor da Empreenda Consultoria, apresentaram os resultados do estudo “Sonhos e Pesadelos dos Profissionais de RH”, realizado em agosto. Foram ouvidos 379 profissionais de RH de todas as regiões do Brasil, que responderam um questionário sobre o estado de espírito quanto ao futuro.

A maioria dos respondentes acredita na valorização da área nos próximos três anos. Apesar disso, 3% deles temem pela terceirização da área e 6,6% acreditam que, no futuro, o RH será dirigido por profissionais de outras áreas.

Quando questionados sobre a existência de líderes para sustentar a estratégia de crescimento em suas corporações, 63,6% responderam que a quantidade não é suficiente. Apesar de o resultado parecer negativo, ele pode ser encarado como uma janela de oportunidades para o setor de RH.

Um dos principais desafios revelados pela pesquisa é tornar o setor mais estratégico e empreendedor, além de engajar o funcionário a vestir a camisa da empresa e convencer os líderes a dedicar mais tempo para a formação de pessoas.

A pesquisa verificou ainda que a principal ambição do profissional de recursos humanos é ser um futuro diretor da área. No entanto, César Souza chama atenção para um dado alarmante: 52% desses respondentes não têm nenhuma estratégia para gestão de talentos. “É preciso repensar essa questão. Definir estratégias é imprescindível para obter sucesso profissional”, declarou.

Fonte: http://abrhnacional.org/

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O RH em Prática completou dois anos no ar


Comemoramos a consolidação do RH em Prática de ser um espaço interativo, onde você, profissional de Recursos Humanos, pode participar da construção, usufruindo do espaço para divulgação de cases de sucesso, utilizando como fórum de debate e divulgando seu trabalho prático nas organizações, gratuitamente.

E reforçamos o convite a todos os visitantes que sejam seguidores do blog, pois desta maneira você poderá receber as novas postagens diretamente no seu email.

Continuaremos postando informações atualizadas da área de Recursos Humanos, Psicologia do Trabalho, Carreira Profissional, vagas de emprego, estágio e concurso, além de ferramentas práticas de Gestão de Pessoas para facilitar a sua atuação. Além disso, no blog, você encontrará informações sobre formação de baixo custo que acontecem na Região Metropolitana do Recife.

Agradecemos a todos pela colaboração !!!

Rosana Freire, Administradora do Blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O RH On-line


Por Saulo Veríssimo
Gerente comercial da FASE Faculdade
Consultor em Educação Profissional
Experiência em Marketing, estratégia de gestão de vendas com foco em resultados.






Essa vai especialmente para os profissionais de Recursos Humanos, formados, experiêntes ou em formação como os colegas dos cursos de gestão em RH.

Globalização na década de 80 e 90 era o tema das rodas de amigos, palestras, cursos e temores. Uns acreditavam que esse seria o fim do mundo, "como pode, será que vamos todos falar uma mesma língua ou quem sabe todos seremos controlados por um mesmo líder?" dúvidas e mais dúvidas rodeavam os profissionais e o povo como um todo.

Geração X, Geração Y, Geração Web e tantas quantas forem as gerações oriundas desta globalização, que hoje já não é mais um tabú, mas um prazer. Mais e mais adeptos das informações em tempo real, mais e mais atualizações on-line, mais e mais novidades a aprender e com um tempo expetacularmente curto.

Neste frenesi os profissionais de Recursos Humanos precisam adaptar-se com as ferramentas disponíveis. Não é mais tão incomum empresas utilizarem recursos multi-mídia para lhes auxiliarem na escolha de candidatos. Entrevistas por telefone, web cam, vídeo conference entre tantos outras ferramentas já são um contidiano em algumas organizações.

É claro que nada substitui, nem deve jamais substituír o contato face a face, o olhar e o "feeling" que este contato permite. Porém estas ferramentas facilitam por demais o trabalho dos selecionadores, que por sua vez devem adaptar-se a esta realidade, não tão recente assim.

Nesta mesma linha de pensamento, as redes sociais são um verdadeiro achado. Pesquisar sobre o candidato nas redes, viabiliza análise mais aprofundada do perfil deste que pretender ingressar em sua empresa, sem as barreiras psicológicas que um processo seletivo convecional causa no entrevistado.

Porém é necessário deixar de lado os preconceitos e principalmente entender o propósito do candidato em possuír um perfil on line. É preciso que o RH entenda que na vida "extra-real" e on-line as pessoas demonstram tendêncas e preferências que nem sempre sinalizam um mal profissional, neste caso o bom senso é a melhor escolha.

Por isso, além de avaliar on-line é fundamental que, off-line, o candidato tenha uma oportunidade de demonstrar quem de fato ele é. Assim, aliando todas as ferramentas, a análise dos futuros contratados poderá ser feita mais precisamente e de forma mais eficaz.

Um conselho pessoal, esteja on-line!