segunda-feira, 27 de junho de 2011

MUDANÇA


Por Ilma Andrade
Formação em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas
MBA em Gestão de Pessoas
Assessora da Diretoria da ABRH-PE





Mudar é uma oportunidade de ser melhor.

Para mudar não é necessário fazer demasiados esforços e gerar inúmeras tensões, e sim descobrir o “o ponto de alavancagem “, a forma pela qual a transição possa ocorrer de maneira fluida, competente e significativa.

Segundo Max DePree , não podemos vir a ser o que precisamos ser quando continuamos a ser o que somos. É preciso ter coragem para observar o lado positivo da mudança, para, sem medo ou tensão, constatar que o propósito dela é a criação de coerência entre o que se deseja ser ( futuro ) e o que se é realmente ( presente ) e para perceber que ainda não se está agindo e funcionando de modo correspondente ao que se pode e quer ser .

Empresas saudáveis são aquelas que melhor respondem a mudanças, seja pela sensibilidade em detectar sinais de oportunidade, seja pela coerência em ser modelo de gestão, que é capacitado e apto para atuar na promoção de ajustes estratégicos e construção de valor .

Mudanças são excelentes e podem servir como impulso evolutivo para que nós, seres em constante mutação, nos definamos, orientemos e conectemos para alcançar nossos objetivos mais nobres. De acordo com Eduardo Shinyashiki, se fizermos como a água que sabe ser flexível para alcançar seu objetivo, mas não abre mão dele, jamais nos conformaremos com o pensamento de que esse sonho não é para mim. Faz grande diferença, ao deparar com adversidades afirmar que esse sonho é para mim sim, e com isso fazer os ajustes que nos levarão até ele.

As ações que vão saindo de nós são exatamente nossos pensamentos que foram entrando. Em outras palavras, nós nos tornamos aquilo em que pensamos. Tão importante quanto definir seu propósito é estabelecer a forma como quer atingi-lo .

Toda mudança se baseia na consciência do modo como se vive, que é confrontado com o que se deseja viver. Para viver a dimensão da mudança e da criação de um sucesso verdadeiro, O tempo é raro e escasso, é fundamental usá-lo de forma proativa e em atividades que irão trazer crescimento pessoal e que contribuam para a realização de seu futuro.

Não é preciso esperar uma grande crise para fazer uma reflexão sobre o que nos dá prazer, sobre nossos objetivos, sobre aquilo que podemos e merecemos obter. Não é preciso que a vida esteja de pernas para o ar para fazer esta mudança, simplesmente porque as transformações não têm de acontecer necessariamente pela via da dor, e sim pelo caminho do amor.

Lembre-se não há obstáculos intransponíveis, há sim diversos caminhos.

Texto publicado no JC dia 11.05.11